


Voltei mais colorida de Barcelona...
Definitivamente.
Sou da filosofia de que cada vez que você viaja seja para um país diferente ou a vila ao lado você sempre carrega uma bagagem boa na alma.
Barcelona é uma cidade feita de um céu azul anil, muita arquitetura antiga e pessoas de cabeça muito fresca. Veja Gaudí, Miró e Picasso, só para começar.
Melhor do que qualquer guia de turismo e ter um local para te guiar pelos melhores caminhos das estreitas alamedas, com balcões cheios de flores e roupas multicolores penduradas na janela.
Mensagens por tudo. Povo de opinião fuerte que cospe na rua o que pensa em grafites (como diria um amigo meu - a versão moderna das pinturas rupestres), na música forte, nos passos de dança ou somente no que colocam no corpo e, o que mais me agradou, nas rodas de amigos conversando e tomando cerveja na rua ali sentados no chão.
Os horários loucos do povo catalão, tipo siesta as 2 da tarde (todo comércio fecha literalmente a portas cerradas) e reabrem aí pelas 5 horas. É um longo ritual de criar, comer, beber e outras cositas mais que corre durante o dia.
Noites quentes, cheias de música, como um concerto de cordas com dança espanhola (coisa de bairro por lá), fazem parte do dia-a-dia.
Tudo é muito alternativo e inovador, como Gaudí com sua Sagrada Família que está eternamente em reforma, afinal não é fácil continuar o trabalho de um mestre que há um século atrás pensava e criava obras de arte concretas que eu acho que jamais vão ser igualadas.
O Picasso de Barcelona é um gênio em fase de desenvolvimento. São seus primeiros passos e sua história. Sem palavras mesmo sabendo que de palavras ele tinha muitas, para explicar seu mundo e sua arte também. Minha preferida: La inspiración existe, pero tiene que encontrarte trabajando (A inspiração existe, mas tem que te encontrar trabalhando).
Miró então...tão simples e abstrato ao mesmo tempo, mas sempre atual. Meu favorito da arte catalã. Um prazer ver de perto uma arte tão palpável. Um colorido que te submerge, que te abraça num sorriso.
Mas o que me toca sobre Barcelona é que a arte não está somente nos museus mas na rua e você de uma certa forma faz parte desta gigante tela, porque a arte nada mais é do que um retrato da realidade, seja ela como for, depende da sua interpretação.
Mais fotos: http://picasaweb.google.com/anawolf2/Barca?feat=directlink