domingo, 15 de agosto de 2010

Pelos olhos dos turistas


No verão Amsterdã é invadida por turistas dos quatro cantos do globo. Alguns mais relaxados, basicamente os que vieram pelas ''coffee shops'' e os produtos ali vendidos, as famílias em bicicletas da mesma cor, os grupos escolares principalmente da Inglaterra e aqueles que como eu gostam de sentir a cidade.

Costumo dizem que conhecer uma cidade e como conhecer uma pessoa. Tem as pessoas como Barcelona que parece que você sempre as conheceu e outras como Berlim que mesmo de pois de um fim de semana inteiro é possível de saber o nome de duas ou três linhas mas continuam frias e distantes.

Amsterdã está no meio termo, um pouco séria no começo mas depois de algumas horas no centro é como aquela prima distante que vira melhor amiga em meio dia!

Pois é, eu moro onde as pessoas vem fazer turismo. O dia-a-dia é tão rápido quanto o trem por aqui o que impede a gente de focar nos detalhes. Sejam eles a colcha de retalhos étnica formada pelos turistas, os artistas de rua ou os detalhes na arquitetura.

Esses dias voltando pra casa de bicicleta, já em outra velocidade, pude admirar os turistas admirando a minha cidade e fiquei feliz com a maneira pela qual eles contemplavam-a. Na verdade pelos olhos de um desconhecido as vezes vemos coisas que seriam ignoradas na nossa cegueira diária, o que me fez abrir os olhos pra uma nova Amsterdã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário